Pessoas reunidas ao redor da mesa, riso solto, música boa, comida agradável. Já entendeu qual ambiente vamos falar aqui? Acertou se lhe veio à mente a Sala de Jantar. E nada melhor que uma boa iluminação para contemplar esse espaço tão importante em nosso lar.
De que adianta investir em uma decoração super aconchegante se a iluminação não estiver de acordo? Ou ainda, se a sua iluminação não valorizar também outros elementos do seu ambiente? E, para que tudo fique harmônico, não pense que adequar as lâmpadas é suficiente, vá além: insira elementos modernos, fontes de luz diretas ou verticais e opte por composições que melhor ilustram a personalidade da família.
Se liga nessa primeira dica:
Combine luz ambiente com uma luz direcionada para sua mesa
Na imagem acima você pode notar que foram combinadas luzes laterais de arandelas com uma iluminação principal que, em geral, deve estar centralizada em relação à mesa. A luminária escolhida terá grande destaque no ambiente e, junto com as luzes complementares, valorizam e podem dar mais profundidade à sala de jantar. O lustre aqui é da linha Rudá, e as arandelas devem ser usadas com uma luz mais branda, garantindo que o destaque maior esteja na luz principal sobre a mesa.
Combine os formatos da mesa com o lustre
Outro ponto importante para dar mais harmonia à composição é levar em conta a relação entre a forma da luminária com a forma da mesa: pendentes/lustres retangulares demandam sempre mesas nesse formato. Já os modelos de luminárias redondas tendem a ser mais versáteis e dão match em diversos estilos de mesa. Olha só essa composição que clean sem tirar o toque intimista:
Destaque sua mesa de jantar
Agora, se a intenção for chamar a atenção diretamente para a sua mesa, opte por luminárias com design mais minimalista e que possam iluminá-la de forma mais direta.
Leve em conta também também a harmonização com a luz do dia
Além desses tipos de iluminação que tratamos anteriormente, a luz natural também pode revelar nuances interessantes do seu ambiente. Ou seja: se a sua sala de jantar dispõe de uma boa iluminação natural, leve em conta esse efeito na escolha da luminária.
Uma última dica: tome cuidado com as proporções! Para manter a harmonia na sala de jantar, recomenda-se que a luminária principal tenha entre um terço e dois terços do tamanho do tampo da mesa.
Confira em nosso catálogo e em nossas redes sociais (links ao lado) mais inspirações para deixar seu espaço com um misto de aconchego, modernidade e design. Mantendo, é claro, sua personalidade em cada ambiente!